Kafka II relatorio
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CFH
Departamento de Sociologia e Ciência Política
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Prática Pedagógica como Componente Curricular
Professores: Ary Cesar Minella,
José Antonio,Kelly Luciani
Ricardo Silva.
Graduandos: André Bento, Maiara Corrêa,
Renan Toniello, Vinicius Perri.
Semestre: 2014.2
II Relatório
Análise da obra A Metamorfose de Franz Kafka
Florianópolis, 17 de outubro de 2014.
Em uma breve síntese conseguimos fazer algumas relações do livro com a realidade capitalista da época e que talvez possamos compara-las em alguns aspectos dos dias atuais. O livro foi escrito em 1912, acreditamos que há muitas coisas a serem esclarecidas, e que devem ser analisadas cuidadosamente, levando em consideração que o livro encontrasse num formato abstrato, todavia algumas figuras de linguagem são evidenciadas claramente.
Como por exemplo; quando o chefe de Gregor Samsa vai até sua casa, aparecem indícios de um trabalho alienado; podemos dizer à primeira vista que o fato de Gregor ter se transformado em um enorme inseto asqueroso, tenha vindo de dentro para fora em uma busca desesperada por quem sabe um dia de paz. Para um jovem filho de pais desempregados, sustentando uma família inteira, com um trabalho que era de fato explorador, pode-se facilmente acreditar que a insanidade, em algum momento baterá em sua porta.
Kafka descreve muito bem o receio que todos tinham dessa nova forma de Gregor, sua aparência física era de fato o que separava toda a beleza e dedicação de anos de trabalho voltada para sua família, é importante ressaltar que Gregor trabalhava como viajante (caixeiro viajante), sendo assim passava pouco tempo com sua família. Mas nos voltemos a análise histórica da obra, alguns escritores atribuem todo o pessimismo e o drama de Kafka, a este período pré-guerra mundial, além disso é importante mencionar que nesta época a jornada de trabalho era de 12 horas.