jyhj
METAIS FERROSOS
Nome: Marcos Antonio de Souza Martins Nº 09
Professor: Edson
Turma: T1B
Introdução
No capitulo um aborta o tema “Aço,” aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio. O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina para passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.
No capitulo dois Aborda o tema “Ferro Gusa”, o ferro-gusa é, basicamente, uma liga de ferro, resultado da redução do minério de ferro, ao absorver carbono, em um alto-forno. A grande questão em volta da produção de ferro-gusa no Brasil e, em especial, na região de Carajás, é que se usa muito carvão vegetal. O carvão serve, segundo o livro Manual da Siderurgia, de Luiz Antônio Araújo, ao mesmo tempo como combustível para manter os fornos a uma temperatura de 1.500°, necessária para o derretimento do minério de ferro, e como um agente químico para o processo de redução dos óxidos de ferro.
Esse processo que depende de madeira é pouco usado em outros países. Para Bernardo Camara, responsável pelo relatório “Carvoaria Amazônia”, do Greenpeace, 98,5% das empresas no mundo utilizam o carvão mineral, chamado de coque, que é altamente poluente. Mas, na região de Carajás, as siderúrgicas usam, quase que exclusivamente, o carvão vegetal, da madeira. Ele cita um dado da Associação das Siderúrgicas de Ferro-Gusa do Brasil (Asibras), que diz que o “Brasil é um dos únicos países