jyhf
Desenvolvida há aproximadamente 40 anos na Universidade de Harvard, a Matriz SWOT (em inglês) ou FOFA (em português) é muito utilizada nos dias de hoje. De uma forma sucinta, tem como função desenhar como está o ambiente em volta da sua empresa no momento atual. Desenhando o momento atual, pode-se projetar os planos para o futuro, ou seja, as estratégias a serem seguidas.
A matriz irá retratar duas visões da empresa: o ambiente interno, ou seja, aquilo que se passa dentro da empresa e não depende do mercado como, por exemplo, processos internos, controles, caixa e etc, e o ambiente externo, que é aquilo que depende do mercado, das políticas econômicas e etc.
A sigla que compõe o seu nome é um anagrama para as palavras: Força (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Forças: As forças são fatores internos positivos que a empresa tem total controle, e devem ser explorados ao máximo para que a empresa mantenha-se com um bom posicionamento de mercado e diminua suas fraquezas.
Fraquezas: são condições internas da empresa totalmente desfavoráveis, devem ser observadas constantemente, melhoradas ou eliminadas para futuramente não dificultarem a competitividade da empresa. Para obter um bom desempenho a organização deve trabalhar as quatro diretrizes citadas, as oportunidades e ameaças e seus pontos fortes e fracos, assim a empresa poderá alcanças seus objetivos e manter-se à liderança de mercado.
Oportunidades: refletem a realidade externa da empresa e devem ser observadas, pois elas influem tanto no ambiente externo quanto interno da organização. A oportunidade na maioria das vezes influi positivamente no ambiente interno. Oferecem para a empresa chances de lucratividade a partir da identificação de novos mercados e clientes, no entanto, é necessária a verificação das condições e viabilidade da organização para utilizar tais oportunidades como estratégia competitiva
Ameaças: são