Juventude e a violência no brasil contemporâneo
Este trabalho consiste em apresentar a relação da juventude e a violência no Brasil no período contemporâneo e caracterizar os diferentes contextos tais como: sociais, econômicos, culturais e históricos visando relacionar o modo de vida dos jovens na sociedade e suas diversas manifestações uma vez que está em curso no Brasil um verdadeiro genocídio e a violência alastrando e disseminando sofrimento e com isso produzindo danos às vezes irreparáveis.
Desenvolvimento
Caracterização da violência contemporânea
A violência tem si tornado um dos mus do século, tem se difundido e ocupando espaço e lugares inimagináveis desde as favelas até os grandes centros das metrópoles causando danos e muito sofrimento a toda a sociedade, porém os atos bárbaros não se desenvolvem randomizadamente, mas como tudo no Brasil existe também uma vitimização letal desigual: os jovens pobres e negros, do sexo masculino entre 15 e 24 anos, que geralmente pagam com a vida o preço de toda uma sociedade insensata. A violência na contemporaneidade tem se caracterizado por uma guerra fratricida e autofágica, meninos sem perspectiva e sem esperança dando cabo de pessoas sem nenhum escrúpulo.
Quando olhamos para essa situação nos perguntamos: o que os leva a atos tão insanos? A resposta salta sobre nossos olhos através de noticias por todo mundo apresentando pra nós o alto índice de tráfico de armas e drogas, esses meninos recrutados por esta prática matam seus próprios colegas traçando para si uma mesma trajetória de uma provável morte em circulo vicioso e trágico. Os motivos que tem desencadeado toda essa onda de violência são muitos, porém dentre eles alguns se destacam: o tráfico de armas e drogas como já foi mencionado, a desestruturação familiar, o desemprego, a degradação da auto estima e a falta de acesso a educação, cultura, esporte e lazer; são fatores que se presentes na vida de um individuo com certeza trará