Juventude rural, desigualdades sociais e politicas públicas: um olhar no contexto no munícipio de santana do acaraú-ce
Catiana Maria do Nascimento
Georgia Clara Soares Rodrigues
Francisco de Assis Guedes Barros
Maria Robervania Paiva Sousa
RESUMO
Este artigo buscará fazer uma análise acerca da condição social da Juventude Rural no contexto das Políticas Públicas, na perspectiva de compreender como essas políticas estão minimizando processos de desigualdades e contribuindo para o fortalecimento da identidade dessa juventude. O foco da análise será o Município de Santana do Acaraú-CE, que através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais possui a Secretaria de Jovem, composta por 14 grupos denominados de “Coletivo Jovem, compostos/localizados nos diversos locais do meio rural do Município. Nessa trajetória investigativa, serão anilizados documentos, a exemplo daqueles que definem as diretrizes de programas específicos para a Juventude Rural, essa análise constará ainda de entrevistas com os jovens, pais e representantes das entidades, além de um mapeamento de programas apoiados pelo Estado ou pela União, destinados à juventude rural.
PALAVRAS CHAVES: Juventude Rural; Desigualdades Sociais; Políticas Públicas.
INTRODUÇÃO
Esse caminhar em busca da compreensão e análise das condições da juventude rural na sociedade contemporânea, ocorrerá a partir de estudos, mapeamento de programas apoiados pelo Estado ou pela União, destinados à juventude rural, especialmente aqueles que já estão em andamento no Município de Santana do Acaraú.
Juntar-se-á a essa trajetória investigativa, as análises de documentos, a exemplo daqueles que definem as diretrizes de programas específicos para a Juventude Rural. Nesse caminhar ainda serão entrevistados representantes de Secretarias Municipais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana e da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (FETRAECE), pais e a juventude representante do “Coletivo Jovem”.