Justiça
MATRÍCULA: 20121010051
DISCIPLINA: Introdução ao estudo do Direito II
PROFESSORA: Maria Lucia de Azevedo
Anotações sobre Justiça
Conceito:
Justiça é um termo que vem do latim e significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal) e, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido".Por outro lado, a justiça refere-se ao Poder Judicial e à pena ou ao castigo público. Desta forma, quando a sociedade “pede justiça” perante um crime, o que faz é pedir ao Estado que garanta que o crime seja julgado e castigado com a pena merecida, de acordo com a lei vigente. Justiça como Paz Social
Como já se sabia desde a antiguidade, a paz é fruto da justiça, e o sentimento de justiça depende, sobretudo, da razoável distribuição de oportunidades, bens e direitos entre todos os membros da sociedade.
Então para que seja promovida a justiça como paz social é necessário um esforço coletivo, ou seja, poder público e a sociedade como um todo devem trabalhar juntos. Deveriam ser criadas políticas públicas, ações comunitárias e programas sociais de prevenção a criminalidade e a dependência química. Mais policiais nas ruas e mais repressão é necessário, haja vista o aumento da violência, mas não é o bastante é necessário que haja investimentos na educação, na saúde e em programas sociais que promovam a profissionalização, cultura e lazer mantendo crianças, adolescentes e jovens longe da criminalidade e das drogas.
Justiça como fundamento do ordenamento jurídico
A justiça é uma virtude