Justiça e cidadania
1. Qual a diferença entre neutralidade cientifica e objetividade cientifica?
Resposta: Historicamente pode se visualizar um determinado período em que era considerado “ciência” aquele conhecimento baseado na observação e na experimentação, objetivo e neutro, e que se utilizava de um “método” de investigação (visão positivista da ciência). A objetividade cientifica se dá pela busca do tema a ser pesquisado de forma especializada, por desenvolvimento do conhecimento e formulação de teorias. Na neutralidade cientifica os valores do pesquisador não interferem no processo de pesquisa.
2. A que interesses serve a defesa da neutralidade cientifica?
Resposta: Os filósofos de Frankfurt criticaram a concepção de ciência originária do positivismo lógico, postulando a necessidade de uma diferença radical entre a metodologia das ciências naturais e formais como a física e a matemática e a metodologia das ciências humanas e sociais, e questionando a adoção da lógica das ciências naturais como paradigma de cientificidade. A concepção da ciência natural e da técnica, visando ao controle dos processos naturais, levaria ao desenvolvimento de um saber instrumental em que o controle e a dominação são os objetivos fundamentais, voltando-se para resultados práticos.
3. Elabore um texto sobre a relação entre subjetividade e processo de pesquisa.
As ciências humanas possuem muita dificuldade em empregar o método cientifico, pois quando comparadas com o rigor e a objetividade das ciências da natureza que lida com fatos objetivos, isto é, com os fenômenos, depois que foram purificados de todos os elementos subjetivos, de todas as qualidades sensíveis, de todas as opiniões e todos os sentimentos, de todos os dados afetivos e valorativos. E o ser humano é justamente o subjetivo, o sensível, o afetivo, o valorativo, o opinativo.
É preciso ficar claro que o objeto de estudo das ciências humanas é o próprio homem vivendo em sociedade, ou seja, é