Justiça restaurativa
Matrícula 2013.01.89567-9
JUSTIÇA RESTAURATIVA.
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Sá FIB como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.
Salvador, 02 de Outubro de 2014.
1. TEMA Justiça Restaurativa e sua aplicabilidade no dia a dia. 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA A Justiça restaurativa como um modelo complementar e de mediação dos conflitos. Sendo uma de suas dimensões, o fato do encontro da vítima com o ofensor, contanto também com o suporte e os membros da comunidade para, juntos identificarem as possibilidades de resolução de conflitos.
3. PROBLEMA O problema visivel é a acessibilidade, a publicidade e espaços fisicos. Acessibilidade em relação algumas regiões e cidades não terem instalados esse projeto. Publicidade pouquissimas pessoas tem conhecimento da Justiça Restaurativa. Espaços fisicos proprios para realização dos círculos restaurativos.
4. OBJETIVOS
Objetivo Geral: Mostrar a sociedade sobre a Justiça Restaurativa que é por meio de um processo de dialógos e inclusivo, buscando esclarecer as responsabilidades dos envolvidos, para daí realizar planos de ação que possam evitar novas recaidas na situação conflitiva e soluções nos conflitos.
Objetivos específicos:
a) Acessibilidade para muitas regiões e cidades principalmente cidades do interior.
b) Publicidade mais intensa, nos diversos meios de comunicações e nas mídias, como rádios, televisão, outdoor, redes sociais e etc.
c) Espaços fisicos próprios para realização dos circulos restaurativos pois o mesmo tem que haver sigilo absoluto.
5. REVISÃO LITERATURA.
Elaborar pesquisa (sites de universidades e institutos de pesquisa, bibliotecas, etc.) identificando publicações que abordem questões e discussões relacionados com o tema e problema elaborado.
A justiça restaurativa se mostra um meio eficaz de se lidar com o conflito e