Justino, o retirante
Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
Leitura e Produção Textual
Atividade 04 – Módulo 05 - Data entrega: 23/09/2012
Professora Eveline Cavalcante
Aluno(a): Rosana Hansen
Matricula:110751
Odette de Barros Mott
Parágrafo Dissertativo
Odette de Barros Mott, através do personagem Justino, aproxima o leitor dos inúmeros problemas sociais vivenciados em diversas épocas e ainda existentes em nosso país. Descreve a região nordeste, a seca, a miséria, a fome, e a migração em busca de melhores condições de vida apresentando um conjunto de problemas tocantes a essa migração manifestado simultaneamente com a vontade de superação em meio aos infortúnios proporcionados pela terra.
Parágrafo Dissertativo
A obra registra também a esperança que se enlaça à fé e chega a um final completamente diferente do sugerido pelo título. O protagonista consegue livrar-se da seca, da fome e da miséria. Na trilha percorrida, ele encontra a amizade, a solidariedade e o amor. Justino vence, faz-se firme, seguro e representa a voz de um povo em busca de justiça. Trata-se de uma obra intensa com conteúdo complexo e reflexivo.
Odette de Barros Mott
Nasceu em Igarapava, em 24 de maio de 1913, e faleceu em São Paulo, em 1998, com 85 anos. Em 1981 ultrapassou um milhão de livros publicados. “Justino, o Retirante” é considerado um marco na literatura infanto-juvenil brasileira. Segundo a autora, sua intenção era chamar a atenção dos jovens para os problemas do Nordeste. “A literatura deve servir para integrar os jovens, não para aliená-los com histórias absurdas”.
Estética Literária
Odette de Barros Mott, Érico Veríssimo, Jorge
Amado, Graciliano Ramos, entre outros, são considerados os inauguradores do movimento que representava os problemas gerais e específicos de determinadas regiões do Brasil, denominado “regionalismo crítico”. Justino, o retirante - é uma obra que se aproxima