justificativa
A educação de jovens e adultos tem por finalidade proporcionar o auto desenvolvimento do educado como ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir.
Dentro destas percepções educativas, a escola deve preocupa-se também com os jovens e adultos repentes com defasagens de aprendizados que não tiveram avanços no processo de alfabetização e desenvolvimento linguístico do educando relacionando o meio ao qual está inserido. Partindo destes princípios a escola oferece o projeto ler e escrever que visa atender educandos entre as faixas de 17 a 38 anos que não obtiveram êxitos nestes propósitos, de maneira que os mesmos possam avançar para as séries subsequentes oferecidas nas modalidades de jovens e adultos. É importante ressaltar que o projeto ler e escrever não tem como principal finalidade de expor estes alunos aos conteúdos predominantes das séries as quais já tiveram contato, não se trata de uma recuperação de conteúdos tradicionais, e sim de mobilizá-los a conquistar conhecimentos, ampliando assim suas possibilidades de aprendizagem.
OBJETIVO
No Brasil, há milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, que não ingressarem ou não permanecem pelo menos quatro anos na escola. Esse e o público esperado dos programas de educação de jovens e adultos do 1° seguimento do ensino fundamental.
Procurando atender essas necessidades, o ensino fundamental voltado para educação de jovens e adultos se baseia na proposta curricular referente a alfabetização e pós-alfabetização dessas pessoas, cujo conteúdo corresponde aos 5 primeiros anos de ensino fundamental. Essa proposta serve de subsídio para elaboração de currículos e planejamento de ensino, que diversão ser trabalhadores pelos educadores conforme as necessidades e os objetivos específicos de cada programa.
Assim, pretende-se que os educadores sejam capazes principalmente de:
Dominar instrumentos básicos de cultura letrada,