Just in Time
MECÂNICA DE PRECISÃO
ADRIANO
ANDRÉ
DANIEL
LEONARDO
JUST IN TIME
SÃO PAULO
2015
sumario
1 INTRODUÇÃO 2
2 CONCEITO 3
2.1 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO 3
3 FUNCIONAMENTO 4
3.1 RESULTADOS 5
3.2 CAMPOS DE APLICAÇÃO 6
3.3 EXEMPLO 6
4 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo estudar o metódo de administração de produção Just in Time , seu funcionamento, assim como resultados, sua origem e evolução nos anos decorrentes à sua criação, sua influencia nos padrões de produção atuais, assim como a apresentação de uma aplicação didática para maior compreensão do tema.
2 CONCEITO
O termo em inglês Just in Time (JIT) pode ser traduzido diretamente como “hora certa”, ele é um sistema de administração que faz parte do sistema Toyota de produção. Esse sistema dita que a produção, transporte ou compra de material, só podem ocorrer no exato momento em que são requisitados.
2.1 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Esse sistema foi desenvolvido principalmente por Taiichi Ohno e Shingeo Shingo, entre os anos de 1948 e 1975 pela Toyota, que até 1970 não possuía um nome para esta estratégia de produção. O principal objetivo desse sistema é o aumento da produtividade e da eficiência, evitando o desperdício, como o tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e inventário desnecessário, integrando o lean manufacturing, just in time, kanban e o heijunka.
O aperfeiçoamento do sistema por Taiichi Ohno se deu com dois conceitos principais, um deles baseado no livro de Henry Ford, Today and Tomorrow, e o outro sobre as opções de supermercado, observadas durante uma visita aos Estados Unidos da América (EUA).
3 FUNCIONAMENTO
O funcionamento desse sistema está relacionado à produção por demanda, onde o produto deve ser primeiramente vendido, antes de se comprar a matéria prima e fabrica-lo ou monta-lo, com esse relação em mente, o estoque de matéria prima é suficiente para algumas horas, como é exemplificado na figura 1