Just in Time
Não é preciso fazer cálculos, adquirir máquinas e mais máquinas, ou contratar uma grande quantidade de pessoas para obter uma boa produção e um baixo custo.
Just In Time é uma ferramenta de maneira simples que elimina a perda e ajuda no desempenho do funcionário, elevando a moral e sua dignidade. Esse sistema tem como item a integração para melhoria contínua do desempenho operacional, mantendo qualidade e reduzindo desperdícios, onde cada membro da organização, desde os que ocupam cargos mais modestos até a alta administração, tem o seu papel fundamental na eliminação de desperdício e na solução dos problemas de produção que causa perdas. A única maneira de uma empresa resolver milhares de problemas que ocorrem num sistema da produção, dos menores aos maiores é envolver todos os empregados na solução.
Just In Time é um ferramenta flexível e polivalente com a filosofia portadora, especial de transmitir visualmente, informações como o Kanban.
Tem como principio básico uma produção organizada se baseado em Normas, Procedimentos da Qualidade Total, contínua melhora do processo, estoques mínimos, parcerias com fornecedores e honestidade. Quando é bem aplicado reduz e elimina maior parte dos desperdícios nas compras, produção, distribuição e atividades de apoio à produção (fluxo, qualidade e envolvimento do pessoal).
Como parte do Just In Time, há componentes básicos e importantes para a eliminação de desperdícios tais como:
Um balanceamento sincronizado e fluxo no processo de produção, seja onde eles não existem, ou seja onde melhorados;
Relação com qualidade (ação de fazer certo da primeira vez e manter sistematicamente);
Envolvimento dos funcionários.
Atualmente muita gente não entende o que é Just In Time. As pessoas pensam que é uma ferramenta para ajudar nos estoques, dando assim a responsabilidade aos fornecedores, ou uma solução de melhoria na produção, na verdade ele é mais do que isso, é um sistema de eliminação de desperdícios