Just in time
O Just in Time surgiu no Japão meados da década de 70, pela companhia Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda especifica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. O JIT É baseado na lógica de que nada será produzido ate que seja necessário. Junto disso o Lean surgiu com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva, através da redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da satisfação do cliente. Com o passar dos anos foram criadas técnicas para um melhor entendimento como Kanban, 5S, TPM. A busca da melhoria continua junto da linha de produção veio a se tornar uma arma estratégia para as corporações. Segundo a filosofia JIT, existem três componentes básicos e igualmente importante sendo o primeiro a estabelecer balanceamento sincronizado e fluxo no processo de produção, o segundo componente é a atitude da empresa em relação à qualidade, e o terceiro e acredita-se o mais importante que seria o envolvimento do funcionário que se torna parte essencial do processo pensante da empresa e não como uma parte de uma máquina. O JIT tem como objetivos a busca de menos estoque com menos custo e com menos prazo de entrega para uma melhor satisfação do cliente.
Palavras Chaves – Produção, Estratégia, Qualidade, Estoque.
1 INTRODUÇÃO
O tema que será abordado nesse estudo tem por finalidade evidenciar a importância do JIT dentro das empresas que tem como objetivos fundamentais a qualidade e a flexibilidade do processo.
. Este trabalho explica a filosofia JIT que cada vez mais é composta de praticas gerencial que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo já que busca a melhoria continua do processo produtivo e se for executada adequadamente, capacita a empresa a desenvolver a produção como uma arma estratégica.
Segundo L. Corrêa e G. N. Gianesi (p. 56, 1996) o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração de produção,