Just in Time
A técnica de Gestão Just in Time tem merecido recentemente no mercado um grande destaque em todo o mundo , tendo em vista redução de custo nas áreas de produção.
Podemos assim afirmar que nada mais é que uma produção sem estoques , eliminando o desperdícios,sistema de melhoria continua do processo.
Just in Time ( JIT ) : é composto de práticas gerenciais que pode ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa , que como objetivo a melhoria continua no processo produtivo.
Contudo o JIT é mais que uma técnica de administração da produção , pois inclui aspectos de administração de materiais , gestão em qualidade , arranjo físico , projeto do produto , organização do trabalho e gestão de recursos humano.
Segue exemplos de expressões utilizadas para traduzir aspectos de JUST IN TIME .
Eliminação de estoque
Eliminação de desperdício
Manufatura de fluxo continuo
Melhoria continua no processo
Objetivos
Tem como objetivo fundamental a melhoria continua no processo produtivo . No intuito de redução dos estoques através de um mecanismo , os quais tendem a disfarçar problemas.
Os estoques estão sendo utilizados para evitar descontinuidade do processo produtivo diante dos problemas de produção podendo ser classificado em três grupos.
Problemas de qualidade :devido a alguns estágios no processo que apresentam problemas de qualidade ,gerando de forma incerta o refugo , o estoque, colocado entre estágios e os posteriores, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
Problemas de quebra de máquina : quando uma máquina para por problemas de