Just in time
O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa. Pode se aplicar em qualquer organização onde e utilizado para redução de estoque e redução de custo nesse setor em que nada deve ser comprado, produzido ou transportado antes do momento certo. Primeiramente o produto e vendido depois se compra a matéria-prima pra só depois ser montado ou fabricado.
Nesse sistema a matéria-prima ou produto só serão entregues ou fabricados no momento da venda ou da montagem não existindo estoques parado. Para que isso aconteça e necessário que os fornecedores sejam treinados e capacitados pra que os materiais sejam entregues em pequena quantidade e na frequência certa.
O Just in time faz com que seja diminuído o numero de fornecedores esse e um dos fatores que mais contribui para seus benefícios. Porem gera uma vulnerabilidade caso haja problema com algum fornecedor. Para que isso não ocorra e necessário selecionar bem os fornecedores e dar credibilidade a eles.
VANTAGENS
Redução de Estoques: não e necessário dispor de espaço e nem necessita de funcionários para esse setor.
Menos tempo: a produção pode ser realizada em menos tempo com o ciclo de produção mais curto e mais veloz. A prática de diferenciar os produtos na montagem final, a partir de componentes padronizados, de acordo com as técnicas de projeto adequado de manufatura e projeto adequado à montagem, permite entregar os produtos em vários prazos mais curtos.
Aumento da Qualidade: O projeto do sistema evita que os defeitos fluam ao longo do fluxo de produção; o único nível aceitável de defeitos é zero. A pena pela produção de itens defeituosos é alta. Isto motiva a busca das causas dos problemas e das soluções que eliminem as causas fundamentais destes problemas.
A maior desvantagem deste sistema é a que decorre de incertezas na envolvente da empresa. Se algo não funcionar bem, e o exemplo de uma greve nos transportes é a mais evidente, tudo pode ficar parado. Por isso, algumas empresas,