Juros simples
Fluxo de Caixa
Denomina-se fluxo de caixa o conjunto de entradas e saídas de dinheiro (caixa) ao longo do tempo. Podemos ter fluxos de caixa de empresas, de investimentos, de projetos, de operações financeiras, etc.
A representação do fluxo de caixa é feita por meio de tabelas e quadros, ou esquematicamente, como na figura abaixo:
(–) (–) (+) (+) (–)
(-) pagamento (+) recebimento
0 1 2 3 4 ... n
Juro
Juro é a remuneração do capital emprestado, podendo ser entendido, de certa forma, como sendo o aluguel pago pelo uso do dinheiro.
Capital
Entende-se por capital, do ponto de vista da matemática financeira, qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época.
Taxa de Juros
Taxa de juros é a razão entre os juros recebidos (ou pagos) no final de um certo período de tempo e o capital inicialmente aplicado (ou emprestado). Matematicamente essa razão é dada por:
[pic], em que i é a taxa de juros, J o valor dos juros e P o capital inicial (também chamado de principal, valor atual ou valor presente).
Exemplo: Qual a taxa de juros cobrada num empréstimo de $1400 a ser resgatado por $1800?
Capital inicial = P = 1400
Juros = J = 1800 – 1400 = 400 i = ?
[pic]
Capitalização Simples
Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial; não incide, pois, sobre os juros acumulados. Neste regime de capitalização a taxa varia linearmente em função do tempo, ou seja, se quisermos converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos uma taxa anual, tendo a mensal, basta multiplicar esta por 12 e assim por diante.
Simbologia Adotada
De agora em diante, estaremos utilizando a notação empregada na calculadora financeira HP-12C:
- n: Número de períodos de