Juros Simples e Compostos
Módulo: 2 Atividade:
Título: Juros Simples e Compostos
Aluno: Marcos Roberto Feltrin
Disciplina: MFPOS Turma: T0359
Introdução
Atualmente, pode-se observar que o valor do dinheiro presente é diferente do valor no futuro, ou seja, o valor no presente é maior que o valor do dinheiro no futuro. Esta remuneração ao longo do tempo é feita através da aplicação dos juros. Então, os juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
Juros simples é o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
Juros compostos é o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo, ou seja, o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
Justificativa
Demonstrar a diferença e a aplicação dos juros compostos e simples em operações financeiras.
Desenvolvimento
O caso Descrito a seguir foi baseado em fatos reais ocorridos na empresa a qual trabalho, evidentemente com valores e nomes fictícios.
João Felipe Bernardo da empresa LFB foi informado por seu gerente de conta, o Sr. Alfredo Buenas, de que havia uma linha de financiamento em seu banco, via BNDES para aquisição de equipamentos nacionais ou nacionalizados para pequenas e médias empresas (PMEs).
Depois de feitos os orçamentos, João Felipe chegou ao montante de R$ 196.000,00 a serem financiados.
Ficou acordado que taxa de juros seria de 4,0 % a.a, a serem pagos em 5 anos, com parcelas fixas mensais e quatro meses de carência para o início do pagamento a partir do crédito do valor na conta da empresa. As parcelas então, seriam divididas pelos 56 meses restantes até a quitação do financiamento.
No mês de março/2013, foi feito uma simulação dos valores das parcelas a serem pagas pelo Sr. João Felipe.
VF = ?