Juros Simples e Compostos
Módulo
Atividade: Refletir sobre custo do dinheiro ao longo do tempo.
Título: O valor do dinheiro
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Civilizações antigas, mais ou menos no ano de 3000 a. C., já fizeram contato com os juros. Nessa época, por não existir o dinheiro, o que movimentava a economia eram grãos e prata. Já na Idade Média, era proibido emprestar visando receber uma quantia maior do que o emprestado. Isso era chamado de crime de usura. Não se sabe exatamente o porquê da criação dos juros, mas a teoria mais aceita é que eles existem pelo fato das pessoas de preferirem gastar mais dinheiro no presente a gastar no futuro.
Qualquer moeda existente não tem o mesmo valor em datas diferentes. O dinheiro recebido hoje tem mais valor que o dinheiro recebido amanhã. Hoje o dinheiro terá mais valor pelas nossas necessidades de hoje, é a necessidade e preferência de liquidez. Basicamente, é o mercado de emprestadores e tomadores de empréstimo, sendo que o valor da remuneração dos empréstimos é chamado de juro ou, em termos percentuais, de taxa de juros. Esta representa, em dado momento, a remuneração relativa que os empréstimos obterão e o custo relativo com que os tomadores de empréstimos terão de arcar.
Ou seja, os agentes superavitários só abrirão mão do seu dinheiro para um empréstimo, do consumo de hoje, se for receber um valor maior amanhã.
Justificativa
Os Juros é uma taxa que se paga devido ao tempo em que essa pessoa usou do dinheiro de empréstimo. Funciona como um aluguel do dinheiro emprestado, portanto, quando houver o pagamento dessa quantia que foi emprestada, será pago o valor que foi pego e mais esse acréscimo do “aluguel” do valor.
As empresas têm a finalidade de obter recursos para atender as necessidades de capital de giro. Exemplo: compra de matéria prima, reposição de estoque, pagamento de 13º salário, contratação de funcionários, adequação de fluxo de