Juros compostos
AULA 1
NOÇÕES PRELIMINARES
Contabilidade, na qualidade de ciências aplicada, é um setor muito importante do conhecimento e consiste em: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar. Os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidade não lucrativa, empresa ou mesmo pessoa de direito publico.
O desenvolvimento inicial do método contábil esteve associado ao surgimento do capitalismo, como forma quantitativa de mensurar os acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial.
DEFINIÇÃO
É o registro dos fatos econômicos/financeiros de uma empresa, cuja classificação e correta interpretação ira proporcionar maior eficiência administrativa e informações mais precisas a investidores, credores e ao publico em geral. O termo contabilidade tem origem no conceito de prestação de contas de certos fatos e condições de natureza comercial. Envolve praticamente todos os aspectos de uma empresa suscetíveis de serem expressos em termos monetários: ativos ou itens de riqueza, os passivos ou obrigações representadas por interesses dos credores que fornecem dinheiro e mercadorias ou prestam algum serviço e aguardam o pagamento ou remuneração e finalmente, os direitos dos proprietários que realizam investimentos.
Destina-se a fazer o registro sistemático das receitas e despesas, bem como, dos lucros e das perdas de uma empresa durante determinado período. Embora tenha como objetivo a determinação de quantidade, não se confunde com a estatística, pois se restringe tão somente aos fatos que podem ser expressos em moeda.
CAMPO DE ATUAÇÃO
É extremamente amplo, pois não só para pessoa física como principalmente pessoa jurídica, a contabilidade se mostra extremamente necessária com finalidades lucrativas ou não, que tenha necessidade de exercer atividades econômicas para alcançar suas finalidades, mesmo