Juridica I 2 Tentativa
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Um psicólogo que atua na vara de família deve atentar-se que as questões da justiça da família envolvem diferentes interpretações e entendimentos das questões subjetivas que estão na base das situações de conflito, envolvendo emoções e desejos das pessoas. Desigualdades de gênero e de geração perpassam as questões legais e psicológicas a serem analisadas na busca de uma solução para tais situações conflituosas. Considerando o papel do perito que atua em processos de guarda de filhos:
I. O psicólogo jurídico deve buscar instrumentos objetivos de avaliação para definir qual genitor é melhor para aquela criança.
II. Por conta da pouca capacidade intelectual das crianças, elas não devem ser informadas sobre o processo de divórcio para evitar sofrimento psíquico.
III. O psicólogo jurídico pode ser agente de profilaxia e prevenção de conflitos intrafamiliares.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
c.
Apenas III está correta.
Respostas:
a.
Apenas I está correta.
b.
Apenas II está correta.
c.
Apenas III está correta.
d.
Apenas I e II estão corretas.
e.
Apenas II e III estão corretas.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Das práticas da psicologia, a pericial é a mais antiga, que inaugurou a psicologia jurídica através dos laudos psiquiátricos da época de Pinel. Com o passar do tempo, desenvolvemos outras práticas, mas a pericial é de relevância no que diz respeito a subsidiar o juiz em suas decisões. Detendo-nos na explicitação da prática pericial, não é subsídio de trabalho do psicólogo:
Resposta Selecionada:
e.
No atendimento de um caso de disputa de guarda, é indispensável utilizar as entrevistas psicológicas com os requerentes e requerido e aplicar testes obrigatórios nos filhos, evitando a intromissão dos outros membros não constituintes da família.
Respostas:
a.
Ter total liberdade no tocante à escolha da técnica com a qual deseja trabalhar. A metodologia utilizada é escolhida