JURI SIMULADO -GESTAO DE PROCESSOS - FACE FUMEC
J Ú R I S I M U L A D O
Trabalho apresentado a disciplina Gestão de Processos professor Marco Antônio Vieira Gomes.
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
Gestão de Processos x Gestão Funcional
Em decorrência do modelo de divisão do trabalho, as empresas normalmente são classificadas como um grande agrupamento de departamentos. Entretanto, são os processos que determinam os resultados da empresa e estes costumam cruzar a estrutura organizacional, com a participação de mais de um departamento ou setor.
Gestão de Processos:
Na Gestão funcional, a visão é orientada a funções e o foco centrado na sua própria realidade. Neste caso os processos são tratados dentro de suas especialidades. Ou seja, o processo se confunde e coincide com a função na medida em que cada área entende, trata e gerencia apenas atividades que lhe são inerentes.
Nas empresas funcionais, as áreas fins estão alocadas em um a divisão funcional, consumindo energia em demasia para a tomada de decisões através da estrutura organizacional.
Gestão Funcional:
Segundo De Sordi (2008) a gestão funcional não é adequada ao modelo de organização de trabalho das empresas e este é um problema que se agravará, pois as organizações estão se movendo ao modelo de trabalho com visão nos processos de forma intensiva. Já o gerenciamento de processos é uma abordagem focada no cliente. Busca gerenciar, medir e melhorar os processos organizacionais de forma global, e não apenas localizada, estabelecendo metas, controles, indicadores de desempenho, e contando com equipes interfuncionais.
Para Netto (2004), a gestão por processos possibilita o fornecimento de valor aos clientes, com a definição de objetivos, metas e monitoramento do desempenho. Com isto, proporciona-se a melhoria contínua dos processos.
Durante o gerenciamento de processos