Juran, guru da qualidade
Juran nasceu na Romênia, em 1904, e se formou em Engenharia nos Estados Unidos na década de 20. Com seu livro Quality control handbook (Manual do Controle da Qualidade) de 1951 virou personalidade mundial e foi trabalhar como consultor no Japão em 54. Segundo Juran qualidade possui duas definições:
1. Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto;
2. Qualidade consiste na ausência de deficiências.
Essa conceituação ainda é usada hoje em dia, a norma ISO 9000:2005 que trata dos fundamentos e vocabulários do Sistema de Gestão da Qualidade, define no item 3.1.1 qualidade como sendo: o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
Juran trouxe também o conceito de cliente externo/interno. Externo é aquele que recebe o produto final da companhia e o cliente interno é o responsável por um processo que é sucessor a outro dentro da mesma empresa, por exemplo, a área de produção é cliente interno da área de compras.
A Não Qualidade consiste também em custos, e segundo Juran a linguagem do dinheiro era fundamental na sensibilização da alta gerencia. Com isso, identificou três tipos de custos de “Não Qualidade”, que são:
1 - Custos das Falhas - Seriam internas e externas. A interna quando o produto ainda não chegou ao