Juntas Soldadas
São Paulo – Brasil – 31 de agosto a 2 de setembro, 2010
Avaliação das Principais Descontinuidades Encontradas nas
Juntas Soldadas, Causas e Possíveis Soluções.
Paulo Rogerio Santos de Novais *
* Tecnólogo Mecânico em Soldagem – Atuou como Instrutor do Departamento de Soldagem da FATEC / SP – Atualmente trabalha na Belgo Bekaert Arames Ltda.
Resumo:
Os processos de soldagem utilizados para a fabricação e montagem de estruturas metálicas, podem apresentar diversos tipos de descontinuidades, ou defeitos, que comprometem a integridade, o desempenho, a competitividade e a qualidade das estruturas metálicas.
Esse trabalho tem por objetivo, apresentar e detalhar as principais descontinuidades observadas nos processos de soldagem, Eletrodos Revestidos (SMAW), MIG/MAG
(GMAW) e Arco Submerso (SAW).
Processos esses que são utilizados freqüentemente na fabricação e montagem de estruturas e conjuntos soldados, suas causas potenciais, a correta forma de minimizar e corrigir essas distorções. Palavras-Chave: processos de soldagem; descontinuidades e soluções.
1. Introdução:
Atualmente, as estruturas metálicas no mercado nacional são produzidas e montadas em campo, através dos processos de soldagem, Eletrodos Revestidos (SMAW), MIG/MAG
(GMAW) e Arco Submerso (SAW) utilizados na fabricação de estruturas metálicas.
A nomenclatura dos processos de soldagem, utilizadas nesse artigo, será adotada conforme definição da AWS American Welding Society.
As descontinuidades geralmente são geradas por desvio do processo de soldagem, falha operacional, falhas dos equipamentos ou acessórios.
Esses desvios podem aparecer de forma isolada ou combinada.
CONSTRUMETAL – CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA
São Paulo – Brasil – 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, 2010
Os processos de soldagem possuem características diferenciadas, com suas vantagens, aplicabilidade e limitações.
A