Juntas de fachadas - construção civil
Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: –Patologia das Construções
| |
| | |
[pic]
PROJETO DE FACHADA
Prof.
Alunos
São Leopoldo, Junho de 2012.
Introdução
O objetivo fundamental do emprego das juntas no sistema de revestimento cerâmico de fachada está relacionado principalmente ao aumento da capacidade de absorver deformações. Entretanto, além dos requisitos funcionais de acomodações dos movimentos, este elemento necessariamente precisa ser estanque e manter a integridade física do revestimento, contribuindo assim para a manutenção da estética ao longo da vida útil do edifício.
A produção das juntas de movimentação, as quais possuem a função de dissipar as tensões do subsistema, ser estanques e duráveis sob agressivas condições de exposição, pode ser considerada, portanto, de tecnologia bastante particular, pois demanda para sua especificação, conhecimentos da engenharia estrutural e da tecnologia de construção, uma sólida base sobre o comportamento dos materiais, além dos inúmeros pormenores envolvidos em sua execução que também devem ser dominados; por isto mesmo, deve ser uma etapa valorizada no conjunto dos projetos do edifício. Além disso, as juntas de movimentação são compostas por materiais mais suscetíveis à degradação que os demais materiais constituintes do próprio sistema de revestimentos.
1. Função das juntas
Em revestimentos de fachadas, sua função principal é de minimizar a propagação de esforços aos sistemas com os quais se relaciona (estrutura, vedo, revestimento), controlando as tensões introduzidas neste sistema. O emprego deste detalhe construtivo objetiva tornar possível que as camadas de revestimentos se movimentem, evitando