juntas de dilatação
Tema: Juntas de Dilatação
Titulo Original:
Identificação da fonte de leitura: Internet
Referência Bibliográfica: http://www.if.ufrgs.br/~leila/dilata.htm
Resumo: Define-se dilatação o aumento do volume de um corpo, sem que ele receba qualquer acréscimo de material. Na sua maioria, os sólidos e líquidos se dilatam quando aquecidos, e se contraem quando esfriam. Os gases também se expandem quando aquecidos sob pressão constante. Se um gás é aquecido dentro de um recipiente que impede sua expansão, sua pressão aumenta.
Existem três formas de dilatação: Linear, Superficial e Volumétrica.
Juntas de Dilatação: A junta de dilatação pode ser definida como sendo uma separação entre duas partes de uma estrutura, permitindo assim que ambos os elementos possam movimentar-se (retração e contração), sem que haja transmissão de esforço entre eles. As juntas de dilatação diferenciam-se pela amplitude do movimento e o tratamento que recebem para fechá-las tem de ter em conta essa amplitude de movimento. As juntas de dilatação não podem ser confundidas com as juntas de construção.
Os tratamentos mais comuns das juntas de dilatação são os seguintes:
Junta de dilatação com Perfil de Neoprene - O tratamento da junta com este tipo de material consiste em um perfil contínuo, maciço ou de câmaras, fixado e calçado entre cantoneiras de aço que protegem os cantos das juntas; as cantoneiras de aço podem ser dispensadas caso o betão se encontre regular e de elevada resistência mecânica, permitindo assim a colagem. O adesivo é de natureza epoxídica de alto desempenho, e a pressurização é efetuada através de ar comprimido e válvulas.
Junta de dilatação com Banda Sintética - Estas juntas constam na aplicação de uma banda de Sintética (hypalon, neoprene, etc), de elevada resistência, fixada ao longo da junta, em ambos os lados da mesma, com uma cola específica de elevada resistência, normalmente um adesivo epóxi.
Junta de dilatação com Mástique de