Juntada
1.1 Estação Ecológica - Visa Pesquisa científica, tendo por limite a utilização de 3% da unidade de conservação e desde que não ultrapasse área de 1.500 hectares.
1.2 Reserva Biológica - Preservar o biota; não tenho pesquisa; tudo é preservado; 100% destacado, proteção integral.
1.3 Parque Nacional - Unidade de conservação mais popular; Tanto para pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo ecológico; Inserção do homem. Ex: Pq nacional do Xingu.
1.4 Monumento Natural - Visa proteger monumentos raros naturais, beleza cênica ambiental e única.
1.5 Refúgio Vida Silvestre - Busca assegurar a condição de existência e reprodução de espécies da flora local e da fauna seja residente ou migratória. Ex: Projeto Itamar
2)Instituto Chico Mendes: órgão público, cuida das unidades de conservação, o IBAMA passa a ter competência supletiva.
3) UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL
3.1 APA - área de grande extensão tem a possibilidade da ocupação humana. Área dotada de atributos bióticos e abióticos, estéticos e cultural fundamentais para a qualidade de vida e bem estar humano. Ex. Serra da Mantiqueira. Disciplina a sua ocupação e assegura a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.
3.2 Área de Relevante Interesse Ecológico - Área de pouca extensão com pouca ou nenhuma ocupação humana e que tem características extraordinárias abrigando exemplares raros do biota regional.
3.3 Floresta Nacional - Área coberta por espécies naturais nativas, tendo por finalidade o uso multi sustentável dos recursos naturais bem como a pesquisa cientifica. Somente é possível a presença da população tradicional. Somente para consumo próprio a exploração dessa área.
3.4 Reserva Extrativista - Espaço especialmente protegido cuja a idealização foi inspirada na população tradicional extrativista que vive de sua subsistência. Necessita de Plano de Manijo.
3.5 Reserva de