Junta Sobre O Profissional Da Engenharia
A Engenharia é a aplicação de conhecimentos e técnicas para a resolução ou otimização de problemas que afetam diretamente a sociedade. As especialidades são inúmeras, envolvendo todo o tipo de atividade humana.
Breve histórico
A Engenharia, em seus diversos campos, possibilita a exploração de outros planetas do Sistema Solar, permite a comunicação no planeta em frações de segundo, promove a conexão de computadores portáteis e telefones celulares com a internet e gerou máquinas capazes de produzir grandes quantidades de produtos, como alimentos, automóveis e celulares.
Os engenheiros aplicam o conhecimento das ciências básicas (Matemática, Física, Química, Biologia) para desenvolver formas eficientes de usar os materiais e as forças da natureza em benefício da humanidade e do ambiente.
Embora a Engenharia, enquanto transformação de ideia em realidade, sempre tenha sido exercitada pelo ser humano, seu nascimento como campo do conhecimento se deu apenas no começo da Revolução Industrial, constituindo um dos pilares do desenvolvimento das sociedades modernas.
Tradicionalmente, as engenharias lidavam apenas com objetos concretos, palpáveis. Atualmente, porém, esse cenário se ampliou, incluindo entidades ou objetos abstratos, não-palpáveis. É o caso das engenharias de custos, informática, de software, entre outras. De fato, toda engenharia envolve certo grau de abstração. Mas é uma Ciência com os pés no chão. De uma maneira geral, é mais pragmática e ágil, posto que está limitada pelo tempo e pelos recursos definidos pelo projeto. O desenvolvimento de engenhos implica combinar conhecimento e inspiração para adaptar qualquer sistema à prática, paratransformar ideias em realidade.
Consciência social
Há grande responsabilidade ética no desenvolvimento de ciência e tecnologia (C&T), tarefa do engenheiro. Mais do que instrumento de melhoria da qualidade de vida, C&T são o produto do que a sociedade pensa, do que ela supõe ser, do que ela preza e quer reproduzir, do