JUNTA DE DILATACAO
Com o objetivo de incentivar aos seus alunos, a UNINOVE realiza todo semestre um campeonato entre os alunos do Curso de Engenharia, cada sala compete de acordo com o período em que está estudando.
Neste segundo semestre de 2013 o desafio lançado foi promover um choque entre dois móveis garantido que eles formem no ato do choque um ângulo de 90º, a tarefa integra as disciplinas de matemática, física, álgebra e a de metodologia que abriga às ferramentas para bem desenvolver o Projeto Integrado, (SILVA, 2013) “o projeto é um trabalho gerenciado que visa encontrar soluções para um determinado problema ou a execução de determinada proposta”, que por sua vez têm como objetivo fazer com que os alunos apliquem na prática os conteúdos vistos em sala de aula além de promover a interação entre o corpo docente e discente de toda a Universidade.
Para tanto foram construídas duas pistas perpendiculares entre si, utilizando duas formas diferentes de energia, a gravitacional no lançamento vertical e a energia potencial elástica no arremesso horizontal por intermédio de uma mola de compressão.
Para executar o exercício foi só estudar as energias descritas além de aprofundar os estudos nas leis de Newton (primeira, segunda e terceira), aplicação dos princípios da física, cálculos matemáticos de limites e velocidades, pesquisa de materiais adequados ao projeto (sustentáveis). Todo esse processo permite assimilar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com a finalidade de apresentar aos senhores, o choque. Todo esse conhecimento ficou como herança para solucionar com maior facilidade, futuras dificuldades oriundas da profissão que foi escolhida.
O foco principal do projeto é ocorrer o choque no ângulo proposto de 90º, esgotando as possibilidades que o impediriam, a melhor maneira de garantir sua execução, foi revestir a rampa com fórmica propiciando uma pista propositalmente escorregadia para o disco deslizar com facilidade, os discos por sua