julio
Cada vez mais moderna no futebol, a posição de volante está ganhando muito destaque entre as equipes de todo esporte mundial. Um bom volante não se resume mais naquele jogador brucutu que ficava na frente da zaga protegendo o sistema defensivo. Isso já é passado e é muito pouco visto no futebol atualmente. Hoje um volante para ser bem visto e ganhar a posição tem que saber muito mais do que marcar e acertar alguns passes. Se você quer se tornar um bom volante, leia o nosso artigo e compreenda do que nós estamos querendo falar.
1. Tenha quase que perfeição nos seus passes. Um volante de verdade tem que ser o jogador que leva o time para o ataque. Um volante é o encarregado de levar a bola para o camisa 10, para que ele torne possíveis as possibilidades de gol. E como você está mais próximo ao seu gol, o seu aproveitamento de erros de passes tem que ser quase que zero.
2. Mas, não se esqueça da marcação. Um bom volante não pode se esquecer que uma de suas principais funções é marcar. Mas, faça isso com classe. Evite faltas, jogo duro. Deixe isso para os zagueiros. Use isso apenas como último recurso. Sua função é cercar e não deixar o adversário passar, mas nada de fazer falta.
3. Sempre que possível se aproxime do gol. Para que você seja ainda mais completo você tem que estar sempre próximo ao gol auxiliando os seus companheiros de time. Mas, nunca se esqueça do setor defensivo, que para a sua função é mais importante. Poré, chegar ao campo de ataque é um grande diferencial.
4. Tenha um bom chute de longa distância. Como o volante é um atleta que fica um pouco mais fora da área, seria interessante que todos soubessem chutar bem de fora da área, para que em um jogo difícil, você possa surpreender o goleiro adversário. Quanto mais chutes treinar, melhor você irá ficar.
O volante do futebol moderno se resume nesses passos. Um bom exemplo que podemos ver atualmente é Xavi, do Barcelona, Paulinho, do Corinthians