JULIANA PALMEIRA SEMIN RIO EM GEST O GOVERNAMENTAL II
2938 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEINSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PNAP
JULIANA PALMEIRA DA SILVA
OS FILHOS DA POBREZA INVADEM A ACADEMIA
UMA DÉCADA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Volta Redonda
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 OBJETIVOS 04
2.1 Objetivos Gerais 04
2.2 Objetivos Específicos 04
3 JUSTIFICATIVA 05
4 REFERENCIAL TEÓRICO 06
5 METODOLOGIA PROPOSTA 09
6 ATIVIDADES E CRONOGRAMA 10
7 RESULTADOS ESPERADOS 11
8 METODOLOGIA PROPOSTA 12
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto se propõe a analisar os impactos e resultados de dez anos de Políticas Afirmativas no Brasil, para a inclusão de atores sociais historicamente marginalizados no espaço acadêmico. Por meio da pesquisa do histórico familiar e profissional de indivíduos contemplados por essas políticas, advindos de classes economicamente desfavorecidas, que conseguiram concluir a graduação e escolheram prosseguir na carreira acadêmica por meio de cursos de pós-graduação e/ou pesquisa acadêmica.
A promoção de políticas públicas que visem à inclusão social e a democratização de oportunidades às classes socialmente marginalizadas é um elemento fundamental para um desenvolvimento econômico forte e estável. Dessa forma, por meio do estudo dos desdobramentos das Políticas de Ações Afirmativas para o acesso de membros das classes baixas às instituições superiores de ensino, este projeto pretende demonstrar ser possível avaliar o papel de tais políticas em relação aos objetivos de proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades. Além de identificar pontos positivos e negativos de tais políticas a fim de buscar solução para os problemas e potencializar os pontos de eficiência.
Historicamente, a Universidade brasileira constitui-se como um espaço elitista, ocupado quase exclusivamente pelas classes médias e altas, que detêm um capital cultural (BOURDIEU, 1998) necessário