JULIA GABRIELA 1 ATIVIDADE
ESPORTE DE LUTAS
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Esporte de Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Mauro Felicio Barbosa Mulati.
BELO HORIZONTE-MG
2015
Este projeto relata o procedimento de uma aula de esporte de luta não olímpica, mais especificamente o Karate que é uma arte marcial predominantemente ligada a luta com maos vazias e pes.
Como aquecimento, inserimos os alunos a duas atividades recreativas, contabilizando 5 minutos para cada prática:
1. Alongamento dos membros inferiores e superiores
2. Atividade que estimule a atenção, rapidez e defesa.
Praticamos a brincadeira do “Pega-Rabo” onde, cada aluno receberá uma espécie de rabo (pedaço longo de papel ou barbante),este no qual deverá ser preso na calça do aluno simulando um rabo. O objetivo será pegar o maior numero de rabos possível.
Após a prática recreativa, o foco da aula é baseado nos fundamentos do Karate que utiliza golpes utilizando maos e pes . Cada movimento é primeiramente demonstrado pelo professor para que depois os alunos os executem e caso haja falha de execução, o mesmo será corrigido pelo professor. Tempo de duração das práticas de 40 minutos.
“Jokei-Po”
A turma será dividida em duas equipes,será um jogo semelhante ao jokei-po,porém os gestos modificados utilizando os de ataque e defesa do karate. Para ataque serão utilizados o soco na altura do rosto e o chute na altura da cintura e pra defesa a defesa alta para socos e a defesa baixa para chutes. Sendo desnecessário o contato propriamente dito se desenvolverá conforme o jekei-po, oponentes frente a frente e ao ouvir-se: “Jokei-Po!” Deverão realizar sua ação de ataque ou defesa,assim sendo o vencedor aquele que bloquear a ação de seu oponente corretamente. Volta a calma (10 min.): A turma será dividida em duas equipes e cada equipe em