Jules henri fayol e a teoria geral da administração
Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Como conseqüência de seu trabalho como gestor, onde elevou positivamente os resultados da empresa, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já continha cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918. Como resultado de seus conhecimentos como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamento administrativo. O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a determinar as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e ressaltou a necessidade de aprofundar a gestão e aperfeiçoar atributos de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor aperfeiçoou suas conclusões teoricas para chegar a 14 princípios gerais de gestão, que serviram como base para muitos autores subsequêntes elaborarem suas próprias propostas.
Principais Obras
• Administration industrielle et générale - prévoyance organisation commandement, coordination – contrôle. Paris : Dunod, 1966.
• Tâches actuelles et futures des dirigents. Bruxelas : CNBOS, 1967.
Ideias importantes da obra "Administração Industrial e Geral": O autor busca interpretar as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade que nos rodeia. Ele diz que a administração é de suma importância e deveria estar no plano de ensino