JUDO
Este trabalho tem como tema principal a Modalidade de Judo e será realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, para entrar como elemento de avaliação, devido ao facto de eu não realizar as aulas por motivos de saúde. Para a realização deste trabalho foram propostos dois temas distintos, a minha escolha recai sobre o tema 2 – “A Competição de Judo”.
A Modalidade de Judo é vulgarmente conhecida como uma arte marcial. Porém é um desporto de combate de oposição directa distinguindo-se das outras artes marciais pelo facto de, na sua pratica, nunca por em perigo a integridade física dos participantes. O objectivo do Judo passa por executar, em pé e no solo, no sentido de deitar ao chão e controlar o adversário, respectivamente.
A palavra Judo significa “Via Suave” ou “Arte da Suavidade”. Esta modalidade dotou-se de princípios e valores direccionados para a formação integral (física, intelectual e moral) das crianças e jovens. Ao longo do conteúdo do presente trabalho, serão abordados temas relacionados com a história do Judo em Portugal, identificação das principais categorias, as principais regras de combate, caracterização da área de competição, os campeões e uma biografia de uma atleta sénior feminina da disciplina em questão – Judo.
2
Glossário
Ashi-Garami - Pernas entrelaçadas
Sutemi-Waza - Técnicas de sacrifício
Chui - Penalidade por infracção séria
Tachi-Waza - Técnicas na posição de pé
Dojime - Apertar o corpo com as pernas
Tatami - Tapete
Fusen-Gashi- Vencer por ausência
Toketa - Imobilização desfeita
Hajime - Começar
Tori - Atacante
Hansoku-Make - Desqualificação
Tomoe-Nage - Técnica de projecção
Hantei - Decisão
Uchi-Mata - Técnica de projecção
Harai-Goshi - Técnica de projecção de quadril
Uke - Aquele que é atacado
Hiki-Wake - Empate
Ukemi - Queda
Ippon - Um ponto/pontuação máxima
Waki-Gatame -Técnica de chave
Joseki - Responsável da Mesa Central
Waza-Ari