Judeus no brasil
HISTÓRIA
JUDEUS NO BRASIL – A TERRA PROMETIDA
Jeniffer Ayana Nº 14
Nur Jomaa N° 26
Vitor Souza Nº 37
Professor: Gerson Pimentel
Foz do Iguaçu, Junho de 2012
Introdução
Judeus deixaram suas terras em busca de fortuna, de oportunidades de negócios ou simplesmente de paz, em embarcações com grupos cansados de pogroms. Sendo assim, comunidades judaicas do Mediterrâneo e da Europa Centro-Oriental chegaram às terras brasileiras (Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Santos, Belém e Porto Alegre onde se concentram números cada vez maiores de Judeus).
Os Judeus por sua vez foram se tornando cada vez mais brasileiros, e os brasileiros adquirindo culturas e hábitos judaicos, com acervos interessantíssimos, representam uma forma de manter vivas as raízes de uma presença, mostrando também as múltiplas interseções entre as ondas imigratórias e a historia nacional. Alguns dos mais significativos lugares dessa memória (Comitê Israelita do Amazonas, Arquivo Judaico de Pernambuco, Arquivo Histórico Brasileiro-São Paulo, Museu Judaico-Rio de Janeiro, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall-Porto Alegre).
A Torá na Terra de Santa Cruz
A participação judaica esteve presente no Brasil desde o descobrimento, um dos primeiros foi Gaspar da Gama, ele era de Alexandria e veio com a viagem de Cabral.
Gaspar era de origem dos judeus sefarditas (o termo usado para referir aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha. Estavam trabalhando nos meios de navegações, esse foi um dos motivos e formas que eles se espalharam pelo mundo. Sempre procuravam melhores condições de vida, trabalhavam em cargos públicos, lojas e ajudavam no desenvolvimento da ciência.
Os judeus eram perseguidos, expulsos ou banidos de vários lugares, entre o século XV para o XVI. A população judaica era em torno de 1 milhão de habitantes, na