Judaísmo
Judaísmo
Disciplina: Filosofia
Alexandra Duarte Índice Introdução Pág. 3 História e Origem Pág.4 Ramificações do Judaísmo Pág.5 Doutrinas do Judaísmo Pág.6 Cultura Judaica Pág.7 Livros Sagrados Pág.10 Símbolos Judaicos Pág. 11 As Razões do Ódio aos Judeus Pág.13 Conclusão Pág. 14 Bibliografia Pág.15
Introdução
O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Tem como crença principal a existência de um único Deus, criador, omnipotente, omnisciente e omnipresente, conhecido como YHWH (ou Adonai, ou HaShem)e o único povo que pode receber o Torá (ensinamentos deste Deus) é o povo de Israel, o povo eleito, escolhido por Deus para iluminar todos os outros povos.
Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Actualmente existem cerca de 13 milhões de judeus no mundo e a fé judaica é praticada em várias regiões, destacando-se os Estados Unidos e Israel, Estado constítuido em 1948.
História e Origem
O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo, que se originou por volta de 1850 a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida.
Moisés e as tábuas dos Dez Mandamentos De acordo com as escrituras sagradas, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e ir viver para Canaã (actual Israel). Isaque, filho de Abraão tem um filho chamado Jacob que ao lutar com um anjo de Deus passou a ser denominado de Israel. Os doze filhos de Jacob dão origem ás doze tribos que formavam o povo judeu.
Por volta de 1700 a.C, após a morte de Abraão, o seu neto Jacob e os seus doze filhos migram para o Egipto á procura de melhores condições de vida. Porém, são