Judaísmo
Um dos objetos judaicos de maior significado é o menorá.
A Torá descreve a Menorá do Templo como um candelabro de sete braços, com copos decorativos, manoplas e flores, tudo baseado numa única e sólida peça de ouro. Mas a Torá apresenta um interessante detalhe: "Quando acender a Menorá esteja seguro de que as (6) luzes exteriores estejam voltadas para o centro”.(Êxodus 25:31-37). Mas o que as seis luzes exteriores representam, e porque devem elas apontar para a sétima, ao centro? Os seis braços exteriores da Menorá representam os seis ramos do conhecimento secular - física, filosofia, astronomia, medicina, música e matemática.
Mas a Torá diz que a sociedade não pode se basear somente no conhecimento. A não ser que esta informação esteja focada e direcionada para o centro - simbolizando D-us, a Torá e a espiritualidade - se não, este conhecimento seria em vão, ou pior, destrutivo.
Já o Kipá é uma espécie de chapéu que significa que O homem foi criado "à imagem de D-us". Portanto, ele deve vestir-se com dignidade. A cabeça, como fonte da moral, representa a parte mais importante do corpo humano. Cobrindo a cabeça, somos lembrados da onipresença divina, e conscientizamo-nos de que a humildade é a essência da religião.
Para se lembrar dos 10 mandamentos outro objeto usado é o filactério, nas escrituras judaicas, Deus diz ao povo para atar a Lei aos braços e a testa. Alguns judeus fazem isso literalmente, prendendo pequenas caixas de couro que contém trechos das Escrituras. Assim, as Leis divinas devem dirigir o que eles pensam e fazem o tempo todo.
SITIOGRAFIA: http://www.suapesquisa.com/judaismo/ http://www.visaojudaica.com.br/Agosto2006/artigos/20.html Bibliografia: Religiões do mundo.