Judaismo
Fundadores:
Os nomes vinculados a sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés.
Doutrina :
Os judaicos acreditam que um Messias surgirá em busca da redenção da espécie humana, acreditam em um único Deus que haveria criado o homem à sua própria imagem e semelhança.
O pai dos judeus Abraão fez um pacto com Deus. Moisés é o símbolo de libertação e independência pátria.
Livros Sagrados: Bíblia dos hebreus, que inclui o Torah (o Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio) os Profetas e outros livros.
Guia:
O Talmude, formado pelo conjunto de ensinamentos do Judaísmo, além de tratar-se de um guia de leis religiosas e civis.
Símbolos:
A Menorah é um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candelabro com sete braços que representa Israel e o judaísmo.
Estrela de Davi:
A Estrela de David , é o símbolo do judaísmo.
Kipa:
Não se trata de um chapeuzinho apenas, como alguns costumam chamar, mas algo relacionado a Deus e que tem em seu objetivo a lembrança do tamanho de Deus em relação ao homem.
Talit:
É chamado de manto de oração devido à sua particularidade de conceder ”certo isolamento” daquilo que pode vir a distraí-lo quando se está orando ao Senhor. Também chamado e conhecido como barraca ou ainda, tenda.
Torah:
Contém a revelação divina, a Lei outorgada a Israel.
Mezuzah:
É um símbolo de fé e merecedor de grande respeito.
Arca da aliança:
A Arca era uma espécie de cofre. Dentro desta Arca colocavam-se as duas tábuas da Lei, dada por Deus.
Tefilin:
Duas caixinhas de couro, presas a tiras de couro de animal kasher, dentro está contido um pergaminho com os quatro trechos da Toráh.
Muro das lamentações:
O Muro localizado na área ocidental de Jerusalém vem lembrando há milênios a vitória de Roma sobre os judeus. Hoje ele é cultuado como o recanto mais sagrado do Judaísmo, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do