Jud
O judô é um dos esportes orientais mais conhecidos, ensinado em academias e clubes e reconhecido como o jogo da cordialidade das lutas marciais, não sendo relacionado a qualquer tipo violência. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Mas lembre-se sempre de procurar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.
Um pouco de história
O judô foi criado no Japão em 1882 pelo jovem professor de educação física Jigoro Kano, de apenas 23 anos, a partir de uma adaptação do jiu-jitsu. O esporte visava a educação de jovens e seus ensinamentos eram baseados nos conceitos de serenidade, simplicidade e fortalecimento do caráter. O judô tornou-se um esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, e atualmente é praticado em cerca de 180 países.
A chegada do judô no Brasil apresenta datas controversas: 1908, 1915, 1922, 1940. Para a Confederação Brasileira de Judô, o esporte foi apresentado no país por volta de 1922 por Eisei Maeda, também conhecido como Conde de Koma, que fazia apresentações da arte marcial em vários Estados brasileiros. O judô no Brasil foi impulsionado também com a fundação da Academia Ogawa, do professor japonês Riuzo Ogawa, que liderava um grupo de japoneses que chegou ao país no ano de 1938.
O esporte é praticado em academias e clubes em todo o território nacional, em especial em São Paulo, por tratar da maior concentração de japoneses do país.
Principais características e benefícios
O objetivo do judô é conquistar o ponto completo, chamado “Ippon”. O Ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o Ippon é concretizado o combate se encerra.
Outra forma de conquistar o ippon é pela obtenção de dois “Wazari”, que valem meio ponto. No Wazari o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame. Outras formas de pontuação são o “Yuko”, quando o adversário cai de lado e o “Koka”, quando o oponente cai sentado.
O Judô tem