Jubia
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. Conceito este, determinado em Setembro de 1924, tornando-se assim oficialmente uma profissão reconhecida, onde registra e controla todos os acontecimentos e realizações de uma empresa, inclusive as ações administrativas. Gerando assim no final de cada exercício, um relatório para controle de todos os processos para registro das ações e para tomas de decisões futuras. Por isso, tornasse imprescindível que os resultados sejam exatos.
2. Principais usuários e suas necessidades
Existem dois grupos de usuários, os internos e os externos. Vejamos quem são eles. Usuários internos: Os setores administrativos de uma empresa para tomadas de decisões que geram mudanças, assim como funcionários, para que saibam se vale a pena continuar na empresa, e para o proprietário, para analisar investimentos e acompanhar a rentabilidade do negócio. Há também os usuários externos, sendo estes tais investidores, para uma análise de retorno de capitais; para clientes, a saber, os que fazem a empresa caminhar e precisam estar seguros dos negócios que fazem.
3. Demonstrações contábeis
Segundo a lei 6404/76, é obrigatória a apresentação de relatórios contábeis, ou seja, um conjunto de informações geradas por uma junta administrativa anualmente. Estes relatórios são de vital importância para usuários internos e os externos de uma empresa. Isso é chamado de demonstrações contábeis. Citaremos aqui algumas delas.
3.1. Balanço patrimonial: mostra a situação financeira e patrimonial da empresa (esteticamente); está composto por: Ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações e exigibilidade). Juntamente com o patrimônio líquido, que representa os valores que os proprietários têm na empresa.
3.2. Demonstração do Resultado do Exercício(DRE): é a diferença entre recitas, custos e despesas, auxiliando muito