JU Ed258 P10
808 palavras
4 páginas
10agosto2010
Jornal Unesp
Livros
Perspectivas dos assistentes sociais
Eliana Assumpção
Lançamentos abordam desafios enfrentados por esses profissionais nas áreas de ensino e saúde
A formação e a prática do assistente social no Brasil são temas de dois livros, um na área da saúde e outro na de educação, lançados on-line pelo selo Cultura Acadêmica da Editora Unesp. Os dois títulos integram o Programa de Publicações Digi-
tais da Unesp, parceria entre a Editora e a
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que oferece gratuitamente 44 obras para download na Internet, no endereço www. culturaacademica.com.br (Entrevistas concedidas a Oscar D’Ambrosio)
Formação para encarar os desafios do SUS
Sintonia da profissão com a cena educacional
Cínthia Leone
Autora de Educação permanente e saúde para os trabalhadores do SUS, Fernanda de
Oliveira Sarreta é graduada e mestre em
Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social, câmpus de
Franca. Suas pesquisas são na área de políticas públicas, serviço social, saúde pública, educação em saúde e Sistema
Único de Saúde (SUS).
Jornal Unesp: O que te motivou a realizar uma pesquisa que liga a assistência social à área de saúde?
Fernanda de Oliveira Sarreta: A formação dos trabalhadores da área da saúde constitui uma política implantada em 2004 pelo Ministério da Saúde dentro do SUS. Como ela prevê várias estratégias de formação para os trabalhadores dentro do serviço de saúde, meu interesse era investigar mais a fundo a política de educação permanente em saúde do Brasil.
JU: Você comenta em seu livro um quadrilátero que envolve o usuário, o trabalhador, o gestor e o formador. Como ele funciona?
Fernanda: Os integrantes desse quadrilátero devem construir uma roda de discussão e, a partir dessa integração, fazer uma análise dos problemas que existem na atenção à saúde. Esse passo é fundamental para construir estratégias para solucionar os problemas do cotidiano. Os quatro sujeitos vão buscar respostas por meio de um