jssics

296 palavras 2 páginas
EU- JESSICA ANDREIA
2 DIAPOSITIVO D Dinis nasceu em Lisboa no dia 9 de Outubro de 1261 e morreu em Santarém a 7 de Janeiro de 1325. Foi o sexto rei na Lista de Reis de Portugal, com o cognome de “Lavrador”, pelo grande impulso que deu á agricultura e ampliação do pinhal de leiria ou o Rei-Poeta devido á sua obra literária.
3 DIAPOSITIVO D. dinis era filho de D.Afonso III de Portugal e da Infanta Beatriz de Castela.
JÉSSICA LOPES
4 Diapositivo
D.Dinis e D.Isabel de Aragão casaram em 1288. D Isabel tinha apenas 12 anos quando ficou noiva, casando assim no dia 26 de Junho desse mesmo ano, quando chega a Portugal, ficando conhecida como Rainha Santa.
Nos primeiros tempos de casada D.Isabel acompanhava o marido nas suas deslocações pelo País e conquistava a simpatia do povo.
Do casamento nasceram dois filhos: D. Constância (futura Rainha de Castela) e D. Afonso (herdeiro do trono de Portugal).
O Rei tinha inúmeras aventuras, as quais D. Isabel sempre perdoava, criando também com muito carinho os filhos ilegítimos de D. Dinis. Era considerada uma mulher cheia de bondade e humildade, procurava sempre a reconciliação e a paz entre as pessoas, as famílias e as nações. D. Isabel costumava dizer “Deus tornou-me rainha para me dar meios de fazer esmolas”.
EU- JESSICA ANDREIA
5 DIAPOSITIVO
D.Dinis subiu ao trono com 17 anos.
Ao longo de 46 anos a governar os Reinos de Prtugal e dos Algarves foi um dos principais responsáveis pela criação da identidade nacional.
Em 1297, definiu as fronteiras de Portugal no tratado de Alcanizes, prosseguiu relevantes reformas judiciais, intuiu a língua portuguesa como língua oficial da corte, criou a primeira universidade portuguesa e libertou as ordens militares no território nacional de

Relacionados