Jp and tn
A DIVISÃO DA ÍNDIA ENTRE HINDUS E MUÇULMANOS
Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmanos da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano dividisse a Índia em dois estados, o que efectivamente aconteceu, criando a Índia-predominantemente hindu e o Paquistão-predominantemente muçulmanos.
No dia de transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o restante da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá.
Gandhi havia iniciado um jejum no dia 13 de Janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, ele sofreu um atentado: uma bomba foi lançada em sua direcção, mas ninguém ficou ferido.
Entretanto, no dia 30 de Janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo Governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição de seu assassino.
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.
É significativo sobre a longa busca de Gandhi por seu deus conhecido como Rama: “Hai Ram” este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito quanto para idealismo político, relacionado a uma possibilidade de paz na unificação.
CRONOLOGIA
* Caricatura de Mahatma Gandhi (projecto por Józef Goslawski, 1932); * 1869-2 de Outubro: Gandhi nasce em Porbanda; * 1885-Fundação do congresso Nacional Indiano; * 1888-Gandhi vai para londres para estudar Direito; * 1893-Abril: Gandhi chega a África do Sul; * 1894-maio: Gandhi funda o