João e Maria
E então, qual é a real motivação desse texto? Bom, sendo um estudante de Letras, enquanto via o filme, me peguei várias vezes encaixando o longa em assuntos que o meu curso contempla. Diante disso, pretendo apenas compartilhar os meus devaneios literários em relação a essa produção cinematográfica, e faço questão de deixar claro: devaneios literários de alguém que não entende nada de cinema. Mas vamos acabar com os esclarecimentos e partir para o que interessa.
A música que virou filme
O filme Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio, estrelado por Fabrício Boliveira e Ísis Valverde, nos papéis de João de Santo Cristo e Maria Lúcia, foi baseado na música de mesmo nome, composta em 1979, pelo mestre Renato Russo e interpretada pela banda Legião Urbana; Faroeste Caboclo é a segunda maior canção do grupo, contabilizando pouco mais de nove minutos de duração.
A música traz em seu corpo a envolvente história de João de Santo Cristo, um caboclo com uma difícil infância, mas que não “tinha medo” de nada, e que decide um dia deixar “pra trás todo o marasmo da fazenda”. Segue para Brasília e em meio a muitas peripécias, envolvendo roubos e drogas, conhece Maria