João e bilú
SERVIÇO SOCIAL
LUDMILA VASQUES MACEDO
CRIANÇAS INVISÍVEIS – JOÃO E BILÚ
CRIANÇAS INVISÍVEIS – JOÃO E BILÚ
CRATEÚS-CE
2012
LUDMILA VASQUES MACEDO
CRIANÇAS INVISÍVEIS – JOÃO E BILÚ
Trabalho apresentado ao Portifólio Individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Crateús CE
2012
“ O apoio da sociedade é a garantia de um futuro melhor para nossas crianças ”
(autor desconhecido) SUMÁRIO 1. Introdução 5 2. Desenvolvimento 6 3. Conclusão 8 Referências 9 1. INTRODUÇÃO
O vídeo é um trecho do filme que tem como protagonistas Tanza, Ciro, Uros, Bilu, João e Song Song. As suas histórias, falam em nome de milhões de crianças que não têm direito a um nome ou a um rosto: histórias de violação dos direitos humanos, má nutrição e pobreza, mas também de crianças que anseiam por um futuro melhor, mesmo sendo trabalhadores ilegais, crianças forçadas a entrarem nas guerras dos adultos ou jovens vítimas da epidemia da SIDA.
O trecho João e Bilú retrata uma história de duas crianças “empreendedoras” que se esforçam e saem pelas ruas da cidade movimentada à procura de lixo – latas vazias, papelão, placas, objetos que a sociedade já utilizou e jogou fora. Crianças que trabalham tais quais a adultos, usam a imaginação para transformar os obstáculos que enfrentam em sonhos para seguir adiante. O vídeo retrata uma história que nos é mais cotidiana, mostra uma realidade sem apelação, em vez de crianças abandonadas de rua ou marginais. Porém, devemos saber que a realidade das crianças do nosso país é muito mais constrangedora.
2. DESENVOLVIMENTO
O filme mostra a realidade dessas crianças, dando voz e tornando-as visíveis e da mesma forma, transmitindo os seus sentimentos. O filme ilustra, de maneira expressiva, a capacidade que as crianças têm para