João Ubaldo Ribeiro
Salvador
2014
Simony Oliveira dos Anjos
Trabalho para a disciplina de artes
1º ano A. Colégio Estadual Frederico CostaSob a orientação do professor Valmir.
Salvador
2014
Sumário
Introdução1
Biografia2
Obras3
Movimento Literário4
Conclusão5
Bibliografia6 Introdução
Ariano Suassuna é um dos grandes nomes da cultura nordestina. Exaltado principalmente pela atuação no teatro brasileiro, o escritor, dramaturgo e poeta fundou o Movimento Armorial nos anos 70, que tinha como objetivo utilizar a cultura popular para formar um arte erudita. Além de teatrólogo, Suassuna é professor, romancista e advogado.
A primeira peça foi “Um Mulher Vestida de Sol”, que recebeu o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948. Entre as mais conhecidas da carreira do escritor estão “Auto da compadecida”, de 1957, e “O Santo e a Porca”, de 1964, a primeira, inclusive, ganhou uma adaptação na televisão em 1999 com direção de Guel Arraes.
Na Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna ocupa a cadeira número 32, que tem como patrono Araújo Porto Alegre. O escritor é o sexto a ocupar a cadeira fundada por Carlos Laet e foi eleito em 3 de agosto de 1989.
Página 1
Biografia
Ariano Vilar Suassuna nasceu na então Cidade da Paraíba, hoje denominada João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Cássia Vilar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no Sertão, na Fazenda Acauã, em Aparecida da Paraíba.
Com a Revolução de 1930, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.
A partir de 1942 passou a viver no Recife, onde terminou, em 1945, os estudos secundários no Ginásio