João Subirá Medina
JOÃO PAULO SUBIRÁ MEDINA - Medina nasceu no dia 8 de junho de 1948, na cidade de Cerqueira César, Estado de São Paulo. - Medina é Licenciado em Educação Física em 1970 pela PUC de Campinas – SP. - Medina já trabalhou como preparador físico em grandes clubes paulistas de futebol como Portuguesa, Corinthians e São Paulo além de trabalhar na Arábia Saudita como organizador do Departamento de Futebol do Al Hilal Sport Club em Riyadh. - Em 1982 lança o livro “ A educação Física cuida do corpo ... e “mente”. Pela editora Papirus. - Em 1997 trabalhou como coordenador Técnico do Sport Club Internacional de Porto Alegre – RS. - Entre outras coisas...
Introdução
No inicio, o autor diz que escreveu o livro, diante do aumento do interesse da população pelas atividades do corpo.
O autor continua falando dos problemas referidos à educação de um modo geral.
Ele diz que a cultura precisa de uma evolução para recuperar o sentido humano do corpo.
Diz que esses problemas estão diretamente ligados ao sentido que as pessoas dão a eles, pois em nossa sociedade, o pensamento e o sentimento estão em primeiro, deixando o movimento a segundo plano. E então em consequência disto, a educação física tem sido colocada em planos inferiores também.
Capitulo 1
No Capitulo 1, Medina afirma que o entendimento da disciplina educação física, assim como a cultura do corpo, precisa entrar em crise, a fim de que se promova sua evolução. E ocorra mudanças.
Outro assunto que ele aborda é a educação, quando se fala que ela não oferece oportunidades de reflexão aos educados para que esses possam agir corretamente. Mas como? se o que difere o ser humano dos outros seres é a sua capacidade de conscientizar-se, de pensar, é necessário então que a educação forme pessoas aptas para isso.
O autor descreve então, que segundo Paulo Freire, existe três graus de consciência: A primeira chamada de consciência intransitiva, na qual os indivíduos são incapazes de percepções além