João amós comenius
R: joão Amós Comenius nasceu na Morávia (República Tcheca e Eslovaca) em 28/04/1592, filho de pais evangélicos. Deve ter aprendido muito a resoeito de ser aberto ao diálogo e às novas idéias devido ao ambiente profissional de seu pai.
Em 1611, aos 19 anos, seguindo formação eclesiástica como era comum entre os do seu povo, seguiu para a Alemanha, ingressando na Universidade Calvinista de Herborn, onde foi influenciado pelo teólogo calvinista João Henrique Alsted, e por João Fischer (Piscator), que estimulou-o ao estudo da Bíblia.
Em 1613 foi para a Universidade de Heidelberg, onde foi influenciado por Johan Valentin Andrae, que - como ele - era religioso e clérigo reformado, mas este de linha luterana.
Teóricos e/ ou obras que influenciaram o pensamento de Comenius.
R: João Luiz Vives de Capanello,
Bacon João Valentin Andreia
Método de ensino defendido por Comenius.
R: Defendia a tese de que a educação deve começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas através dos objetos seriam internalizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão. Compreensão, retenção e práticas consistiam a base de seu método didático e, por meio desses elementos, chegar-se-ia às três qualidades: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades que é preciso ter: intelecto, vontade e memória.
Fases / Estagios de desenvolvimento humano e suas características, individuais por Comenius.
São necessárias quatro condições para o jovem que deseje descortinar as partes mais obscuras das ciências. Que o olho da mente seja puro; que os objetos estejam próximos; que a atenção esteja viva; e que, com o devido método, todas as coisas sejam oferecidas interligadas à observação. Então será possível apreender tudo com segurança e rapidez. Assim, a regra áurea dos que ensinam deve ser que todas as coisas, na medida do possível, devem ser postas diante dos sentidos. E como os sentidos são fiéis colaboradores da memória,