Joyce
Exemplo:A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar.
Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.
Exemplo:A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar.
verbos transitivos: Quando as acções significadas pelos verbos e praticadas pelo sujeito recaem sobre uma pessoa, uma coisa ou um animal, diz-se que esses verbos sãotransitivos exemplo: Manuel empurrou o João.
verbos intransitivos: Quando as acções significadas pelos verbos não passam a outra pessoa, a outra coisa ou a outro animal, diz-se que esses verbos são intransitivos exemplo: João caiu.
Objeto direto: O objeto direto é o complemento verbal dos verbos transitivos diretos. Isso quer dizer que ele está associado ao verbo sem o auxílio de uma preposição.
Exemplo: Maria vendia doce.
Objeto indireto: O objeto indireto é o complemento verbal dos verbos transitivos indiretos. Isso quer dizer que ele está associado ao verbo com o auxílio de uma preposição.
Exemplo: Davi gosta de música.
Vocativo: Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.
Exemplo: Não fale tão alto, Rita!
Aposto: Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.
Exemplo:Ontem, Segunda-feira, passei o dia com dor de