Jovens e Adultos (Pedagogia)
CURSO DE PEDAGOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Belo Horizonte
2013
Introdução Como muitas pessoas em nosso País não conseguem concluir seus estudos no tempo certo, a Educação de Jovens e Adultos(EJA) é uma maneira destas pessoas recuperarem o tempo perdido. Sendo assim, é necessário uma manifestação por parte da população, para ampliar a cobertura do sistema escolar oferecido as pessoas que ainda se encontram marginalizados na sociedade, devido à falta de escolarização. É direito de cada cidadão ter uma educação de qualidade. A EJA é uma modalidade de ensino voltada para uma clientela específica, e que através da EJA encontram alternativas de melhorar a condição de emprego, conquistam o primeiro emprego ou aceleram a obtenção do diploma escolar. A busca pela garantia do direito de todos à alfabetização, à escolarização e à continuidade do processo educativo, independentemente da idade ou condição social, deve fazer parte do cotidiano do educador e de toda a sociedade: defendendo recursos para a educação básica, como a valorização do magistério, promovendo e melhorando a formação dos educadores e a pesquisa em alfabetização.
Características do educando da Educação de Jovens e Adultos
Os alunos dessa modalidade de ensino que buscam a escola são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral apenas o básico à sua sobrevivência. O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos eventos da comunidade. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolarização inferior à sua.
O objetivo da volta à escola é a satisfação pessoal, conquista de um direito, sensação de capacidades e dignidade, ou simplesmente, um diploma, e mais comum, que é conseguir um trabalho melhor e mudar sua situação econômica na qual se encontram atualmente. Ainda em 1960 Paulo Freire reconhece o