Jovem e o álcool
Introdução
O trabalho que se segue abordará questões importantes para compreendermos melhor o aumento ou a iniciação do uso de álcool em jovens universitários. Conceitos sobre quem é o jovem universitário, definição de grupo e diferenciação de consumo e abuso de álcool serão desenvolvidos ao longo da pesquisa.
Uso de álcool em jovens universitários em espaço extra-aula é o que tomamos como tema principal e, com base nisso, aprofundaremos as pesquisas.
O álcool vem sido consumido cada vez mais cedo na vida das pessoas. Muitas vezes começam na menoridade. O que procuramos entender com esse trabalho é porque existe aumento de uso de álcool durante a fase universitária de um jovem. Se existe diferença entre um calouro e um último anista e quais fatores podem influenciar na iniciação do uso de álcool.
Podemos também tomar como incentivo ao uso de álcool a mídia. As propagandas na televisão, as festas que usam a marca de uma bebida como meio de promoção, a internet.
Outro fator que também trás tendências alcoólicas é hereditariedade. Como o histórico familiar pode interferir até mesmo no gosto por determinada bebida.
O uso de álcool por adolescentes está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos:
• “O consumo de bebidas alcoólicas como acompanhamento da alimentação e de celebrações tem sido observado em diferentes civilizações e culturas na história da Humanidade. O grande papel que a produção e o consumo de bebidas alcoólicas desempenham na vida social e econômica das sociedades ocidentais não deve permitir que se menospreze o fato de que o problema do alcoolismo é muito maior do que todas as outras formas combinadas do abuso de substâncias .” (Scielo – Consumo de